"Não nos assusta morremos pela Pátria mas sim sermos enterrados com ela." (Cunha Leal)


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Gustavo Sampaio

O jornalista Gustavo Sampaio lançou um livro da sua autoria, com o título de "Os privilegiados" (Esfera dos Livros, 2013, 242 págs.) que acabei agora de o ler. Como subtítulo, na capa, acrescenta: "Como os políticos e ex-políticos gerem interesses, movem influências e beneficiam de direitos adquiridos".
 
 
 
Pelas suas páginas percorremos o sinuoso caminho do casamento do poder político com o poder económico, dos conflitos de interesses no Parlamento, do tráfego dos ex-políticos para as grandes empresas, dos escandalosos direitos adquiridos legislados pela classe política em seu proveito, entre outras situações escusas, escuras e obscuras.
 
Não é um libelo anti-políticos nem contra os partidos, mas sim um auto de denúncia dos exageros desavergonhados em que parte dos nossos governantes (ministeriais e parlamentares) cuidaram de tratar das suas vidas e, sem peias, chama os bois pelo nomes, não caindo na "politiquice de café" em pôr todos  no mesmo saco. Um livro que devemos ter presente nalguns momentos da nossa vida colectiva, como na altura das eleições, por exemplo. 
 
Porque, felizmente, ainda há um legado abrilino que não conseguiram fazer claudicar: a liberdade de escrever, com responsabilidade. E este livro é um bom exemplo disso. Por isso o recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário